A Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) organizou nos passados dias 15, 16 e 17 de setembro a primeira Conferência Portuguesa sobre o Lixo Marinho (CPLM) e a Sciaena esteve presente.

A conferência começou dia 15 com um workshop dedicado à investigação sobre Microplásticos. No dia 16 o dia foi preenchido por várias apresentações seguidas de debates. Durante a manhã o painel foi dedicado aos desenvolvimentos científicos e tecnológicos para conhecer melhor e remover os plásticos marinhos existentes nos nossos mares e costas. Durante a tarde os trabalhos prosseguiram com apresentações dedicadas às dimensões económicas e sociais associadas à problemática do lixo marinho. O último bloco de apresentações foi reservado para dar a conhecer iniciativas internacionais, legislação e políticas em curso para lidar com aquele que é um dos maiores problemas que os oceanos enfrentam. No geral as apresentações foram diversificadas e de elevada qualidade, bem como os debates que se seguiram e foi entusiasmante perceber que esta temática relativamente nova em termos de investigação e conservação dos oceanos já está a ser alvo de várias iniciativas e projetos no nosso país. No sábado dia 17 encerrou-se a 1ª CPLM da melhor maneira possível: pondo mãos à obra com uma ação de monitorização e limpeza da Praia da Cruz Quebrada.

Durante os três dias houve ainda tempo para dar a conhecer o trabalho da APLM e para formalizar a sua mais recente iniciativa - A Parceria Portuguesa para o Lixo Marinho. Todos as entidades e cidadãos interessados em assinar a Carta de Compromisso podem e devem fazê-lo aqui. A Sciaena já assinou!!!

Mais informações consultar a página da CPLM, onde em breve serão disponibilizadas as apresentações. A Sciaena é membro da APLM desde a sua formação, em 2013.

Fotografias

Facebook

Twitter

Coligações
Parceiros