Entre os meses de abril e junho de 2018, três estudantes do mestrado internacional IMBRSea (International Master of Marine Biological Resources) realizaram o seu estágio curricular com a Sciaena

Paule-Emilie Ruy e Liam Wyns desenvolveram uma análise das práticas e perceções ambientais das escolas de surf do Algarve, tendo como base entrevistas a donos, gerentes e instrutores relativamente a diversos temas de sustentabilidade e impactes no meio marinho. A informação conseguida será usada num futuro projeto da Sciaena chamado SurfACE, que envolverá as escolas de surf numa campanha de educação ambiental para com os seus clientes, assim como a promoção de práticas amigas do ambiente dentro da escola ou centro de surf. O trabalho incluiu a criação de um inquérito a realizar a proprietários e instrutores das escolas de surf, relativamente a conhecimentos sobre ameaças ao meio marinho e práticas da própria escola.

“Neste projeto pretende-se usar a comunidade surfista como uma primeira linha de defesa no âmbito da conservação marinha. O surf foi sempre importante no Algarve e tem uma influência significativa no número de turistas desta região.”, refere Liam sobre o projecto. Já em relação à escolha deste estágio, Paule-Emilie diz “… a minha aspiração profissional é tornar-me jornalista de ciência em biologia marinha e a Sciaena foi uma escolha evidente, pois poderia melhorar as minhas capacidades de comunicação e conhecimento científico, os dois pilares para esta carreira”.

A terceira estagiária, Samantha Stott, foi integrada nos trabalhos do projeto VAL+, onde assistiu a reuniões com possíveis parceiros, preparou uma candidatura a financiamento e analisou informação relativa a circuitos de comércio curto, esquemas de certificação e sustentabilidade da pequena pesca. “Foi uma oportunidade perfeita para me envolver numa ONG que me permitiu perceber mais profundamente como se processa a comercialização e marketing de produtos provenientes da pequena pesca” diz Samantha sobre o seu estágio.

Este foi o segundo ano em que a Sciaena recebeu estagiários, tendo em 2017 recebido um estagiário ainda no formato anterior deste mestrado internacional.

Fotografias

Facebook

Twitter

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter.
O seu email será usado única e exclusivamente para enviar as nossas newsletters. (Politica de Privacidade)
Coligações
Parceiros