A Sciaena tem um projeto em votação no Orçamento Participativo de Portugal (OPP) e precisamos dos vossos votos! É só ir a este link:
https://opp.gov.pt/proj/543?page=1&ordering=random_order&search=formosablitz

Votem e Espalhem a Palavra!!!

Por motivos que não controlamos, no texto na página do OPP o título e explicativo do projeto está diferente do que enviámos. Mas eis o que nos propomos a fazer:

Título - MARBLITZ - 24H a descobrir a Biodiversidade Marinha!

O MarBlitz tem origem no Bioblitz, um conceito criado nos Estados Unidos da América em 1996 que consiste na inventariação dos organismos vivos num “parque verde urbano”, com a finalidade de caracterizar a biodiversidade existente. Os cientistas convidados estabelecem uma base próxima da área de estudo onde, juntamente com uma equipa de voluntários, procedem à identificação dos organismos encontrados pelos participantes, ao longo de um ciclo de 24 horas.
Neste evento, a comunidade é convidada a observar os cientistas a identificar os organismos da sua área de especialidade e a participar nas tarefas previamente definidas, ficando assim a conhecer os procedimentos necessários para a realização de trabalho científico. Para além da identificação in situ, um pequeno laboratório de campo permite uma aproximação à realidade científica, sendo os participantes convidados a assistir na fase de identificação dos organismos.
Paralelamente ao trabalho dos grupos de especialistas, poderão decorrer outras atividades (palestras, exposições, atividades experimentais) de forma a divulgar o conceito de biodiversidade e a importância ecológica de cada “grupo taxonómico” na conservação dos ecossistemas, integrando a utilização humana. Todas as atividades são realizadas numa linguagem acessível e abertas ao público em geral, facilitando a compreensão e integração do cidadão comum no mundo científico.
MarBlitz é no fundo a aplicação deste conceito a uma zona marinha ou costeira. Para este projeto, ambicionamos organizar dois eventos distintos no Algarve: um no Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e outro na Lagoa dos Salgados. Em conjugação com o objetivo de educar e informar o público sobre as técnicas de identificação de organismos e a enorme biodiversidade associada a estes ecossistemas, pretende-se sensibilizar a população para a importância destas zonas e para os perigos que enfrentam. Estes eventos incluirão esforços para uma presença significativa de participantes, e serão especialmente dedicados a famílias e comunidade escolar de todos os níveis de ensino.

Objetivos 
- Promover a consciencialização e mobilização da população local, comunidade científica e todas as eventuais partes interessadas para a importância do PNRF e da Lagoa dos Salgados como áreas de importante valor natural da costa algarvia;
- Contribuir para a divulgação das ameaças enfrentadas por estes ecossistemas e a importância a nível de serviços de ecossistema para as comunidades locais e visitantes; 
- Estimular a cidadania ativa, através da participação das populações em ações de ciência cidadã.

Formato geral do evento
As áreas de investigação que estarão na base dos trabalhos de inventariação a decorrer serão definidas tendo em conta o limite temporal do evento e as restrições laboratoriais existentes (no caso das áreas que requerem a identificação laboratorial de organismos), de forma a realizar um snapshot da biodiversidade existente nos dois locais. Não se pretende uma inventariação exaustiva mas, principalmente, a proximidade entre o conhecimento científico e a comunidade em geral, de forma interativa, e o (re)conhecimento da importância da biodiversidade destas áreas.
Paralelamente às especialidades, decorrerão outras atividades didáticas, inovadoras e informativas, complementares à dinâmica do evento, que promovam a interação entre os participantes e o meio ambiente, e que maximizem os resultados de outros trabalhos já desenvolvidos nestes locais por autarquias, organizações não-governamentais do ambiente, grupos locais, entre outras.

Para que este projeto seja realizado precisamos da vossa ajuda!

Por favor divulguem por todos os vossos contatos!

E votem aqui!

Fotografias

Facebook

Twitter

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter.
O seu email será usado única e exclusivamente para enviar as nossas newsletters. (Politica de Privacidade)
Coligações
Parceiros