Nesta edição, as sessões da noite n’Os Artistas, destacaram-se com a estreia nacional do filme “A Grande Onda”, sobre o risco de tsunamis na Península Ibérica, a exibição do filme “Odisseia” sobre a vida de Jacques Cousteau escolhido pelo Cineclube de Faro para o festival, e ainda foi abordado um tema muito atual – os plásticos e o lixo marinho com a exibição do filme brasileiro “Uma Gota”.
As tardes no Campus de Gambelas dirigidas aos estudantes da UAlg, com o apoio do CCMAR e CIMA, foram preenchidas com seleções de curtas sobre os temas sustentabilidade das pescas, com a apresentação sobre a implementação da Política Comum das Pescas, e mineração em mar profundo com a palestra “Mineração em Mar Profundo – Não Obrigado” sobre a iniciativa “Oceano Livre”, ambas da responsabilidade de Gonçalo Carvalho – presidente da Sciaena.
Esta edição incluiu ainda uma atividade para os mais jovens em duas escolas secundárias algarvias nas manhãs de dia 8 e 9, que consistiu na exibição de uma seleção de curtas sobre vários assuntos de conservação marinha, seguida de uma discussão aberta com os alunos. Este momento decorreu em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, Europe Direct Algarve , CCDR – Algarve e DGEstE. A Sciaena quer deixar novamente um agradecimento especial à Universidade do Algarve, à Sociedade Recreativa Artística Farense – Os Artistas, ao Cineclube de Faro e a todos os parceiros e convidados sem os quais não teria sido possível realizar esta iniciativa. Agradecemos também às mais de 300 pessoas que compareceram e participaram ativamente nas sessões e que tornam este evento num sucesso.
Contamos convosco para a próxima edição!
Podem ver o vídeo desta edição no Youtube da Sciaena.