A 3ª edição do Encontro Nacional pela Justiça Climática é já no dia 11 de fevereiro, em Lisboa!
31 de Janeiro, 2018
“Associações e coletivos de várias áreas uniram-se para organizar a 3ª edição do Encontro Nacional pela Justiça Climática, no dia 11 de fevereiro, domingo, entre as 10:00 e as 18:00, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
As nossas sociedades estão a fazer escolhas decisivas para as décadas que virão. Existem ainda muitas incertezas no nosso futuro coletivo e os sucessivos governos portugueses têm demonstrado alguma volatilidade nas suas ações e discursos no que toca a políticas energéticas. Os países da Europa têm que encerrar todas as suas centrais de carvão até 2031 para cumprir os seus próprios compromissos – que constituem apenas metade do que é necessário para reverter o caos climático – mas o governo português continua a subsidiar a EDP e estendeu o prazo das centrais de carvão de Sines e do Pego até 2030. Recentemente, o governo assinou um acordo com Espanha para aumentar a capacidade do Porto de Sines e para construir 160 km de novos gasodutos, para receber gás de fracking dos EUA. No entanto, o primeiro-ministro António Costa continua a dizer que o país será carbono neutro em 2050.
Serão abordados temas tão diversos como os incêndios que assolaram o país no verão passado e o que as plantações certas podem ajudar na prevenção e combate aos fogos, a emergente mineração dos fundos marinhos, a temática dos transportes públicos que pode ter um papel preponderante nas grandes cidades, a exploração dos combustíveis fósseis em Portugal e as alternativas que podemos explorar, por que as alterações climáticas constituem sérias ameaças aos Direitos Humanos e contaremos ainda com a presença de ativistas de outros países numa perspetiva de partilha de experiências. A entrada é gratuita!”