Início do caso de estudo no Algarve no âmbito do projeto Fish-X
5 de Setembro, 2023
O Fish-X é um projeto financiado pelo Horizon Europe que, com base em casos de estudo com pescas de pequena escala em três áreas das águas da União Europeia (Atlântico, Adriático e Mar do Norte), desenvolverá duas plataformas digitais que poderão servir como base para monitorização das pescas e utilização de dados para identificar hotspots de pesca, áreas com alto risco de captura de espécies ameaçadas, entre outros. A Sciaena é um dos sete parceiros do consórcio do projeto e uma das nossas principais responsabilidades está relacionada com o caso de estudo que ocorre no Atlântico, em colaboração com a ANP/WWF.
O caso de estudo começou este verão, com dispositivos NEMO (equipamentos VMS) a serem instalados em várias embarcações de pequena escala nas comunidades piscatórias de Albufeira e Armação de Pêra. Essas embarcações operam com redes de emalhar e de tresmalho, com um ou dois pescadores a bordo e nunca longe da costa. Algumas delas mudam ocasionalmente para armadilhas para a pesca do polvo. A seleção das comunidades e tipos de embarcações-alvo foi feita de acordo com conversas que tivemos com várias partes interessadas, mas também com base em relacionamentos de trabalho anteriores com algumas associações de pescadores. As associações de pescadores de Albufeira e Armação de Pêra foram assim selecionadas devido à sua abertura para colaborar em projetos e porque não existem muitos dados sobre as áreas específicas utilizadas por estas embarcações. A associação de pescadores de Alvor também concordou em colaborar com o projeto. Isto tem especial relevância para o Fish-X já que estas embarcações operam com palangre e, assim, teremos dados de diferentes artes de pesca que operam na mesma área geográfica.
A colaboração dos pescadores de pequena escala é crucial para alcançar os objetivos do projeto, contribuindo para ajudar essa parte crucial do setor pesqueiro e dando-lhes voz para fornecerem informações sobre como a digitalização deve ser implementada e adaptada às realidades regionais.