Sciaena

“O TEU VOTO É FISH?” | O QUE DEFENDEM OS CANDIDATOS ÀS EUROPEIAS NA ÁREA DA CONSERVAÇÃO MARINHA

Content Image

Em antecipação das eleições europeias de 9 de junho de 2024 que formarão o Parlamento Europeu do ciclo 2024-2029, a Sciaena realizou um inquérito às 17 candidaturas portuguesas acerca do seu posicionamento sobre assuntos-chave relacionados com a conservação do oceano. 

Para a Sciaena, é estratégico e fundamental que o meio marinho seja uma das áreas de governação com maior atenção nos próximos cinco anos, não só devido aos fatores de stress que contribuem para a degradação do mesmo, como a sobrepesca, a poluição, a degradação do habitat ou as alterações climáticas, mas também devido à importância do oceano no assegurar de alimentos, empregos e melhor qualidade de vida em geral. Os/as eurodeputados/as portugueses/as deverão zelar pelo bom estado ambiental do mar de que dependem todos os europeus e devem colocar o oceano no centro de todas as políticas climáticas e ambientais da União. Atravessamos uma tripla crise que só irá crescer com e potenciar a degradação do meio marinho, contribuindo também para a diminuição da resiliência das comunidades costeiras. Por essa razão, é fundamental que se reconheça que o oceano é o maior aliado que temos contra a crise climática e que protegê-lo e regenerá-lo irá maximizar as nossas hipóteses de melhorar a nossa qualidade de vida.

Assim, a Sciaena considera que é extraordinariamente importante que os eleitores portugueses estejam elucidados sobre as opiniões e os programas eleitorais dos vários partidos portugueses candidatos ao Parlamento Europeu, tendo por isso desenvolvido a iniciativa “O teu voto é fish?” que conta já com a sua 4ª edição.

Com o intuito de informar os eleitores sobre o posicionamento dos diversos partidos face a questões relacionadas com a saúde do oceano e do nosso planeta, o inquérito foi enviado a todas as sedes de campanha. As 22 perguntas abrangeram oito áreas da conservação marinha: governança, oceano e clima, pescas, ordenação do espaço marítimo e energias renováveis, áreas marinhas protegidas, lixo marinho, recursos não vivos e transporte marítimo. As questões debruçaram-se sobre algumas das áreas de trabalho mais prioritárias para a Sciaena e onde o Parlamento Europeu tem influência direta ou indireta. Estas perguntas, no entanto, não esgotam todas as áreas de atuação da Sciaena pelo que é expectável que a Sciaena interpele os/as eurodeputados/as relativamente a outros temas durante o próximo ciclo. 

Consulta abaixo o relatório e a tabela de resultados.

coordenacao
Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Thumbnail

Previous Post
Sciaena exige...

Thumbnail

Next Post
VITÓRIAS MARINHAS...