Sciaena assinala World Clean Up Day com ação de limpeza em Faro
10 de Outubro, 2019
No dia 21 de setembro foi o World Clean Up Day e a Sciaena juntou-se ao movimento global que trabalha para acabar com a poluição por plásticos, o Break Free From Plastic, destacando o poder da ação dos cidadãos para responsabilizar as empresas que têm responsabilidade nesta crise.
Foi realizada uma limpeza dos resíduos na área situada atrás da doca de Faro, à beira da Ria Formosa e posteriormente uma auditoria das marcas dos resíduos recolhidos.
No total, foram recolhidos 17 sacos de lixo de 100 litros por 20 voluntários durante 1 hora, numa área de apenas 100 metros. De entre os resíduos recolhidos e identificados, destacaram-se os produtos das marcas McDonalds, Coca-Cola, copos de plásticos Super Bock, Heineken e muitas garrafas de plásticos de água e de vidro, maioritariamente das cervejeiras Super Bock e Sagres.
Das embalagens encontradas, quase todas eram da indústria alimentar e encontraram-se também muitas beatas e maços de tabaco vazios. Sempre que são realizadas limpezas, somos confrontados com o problema generalizado da poluição por plástico que sufoca o planeta. Ao realizar auditorias de marca, expomos e desafiamos os verdadeiros motivadores desta crise, especialmente as empresas que continuam a comercializar os seus produtos em embalagens descartáveis que não podem ser recicladas, que são de difícil reciclagem ou de uso único.
O local onde foi realizada a limpeza é uma área central em Faro e tem infelizmente sempre muito lixo acumulado. Além da responsabilidade do consumidor em depositar os resíduos nos locais corretos para reciclagem, a ação da Sciaena teve como principal objetivo chamar a atenção das grandes marcas, para que tenham maior responsabilidade pelos produtos que colocam no mercado. É necessário implementar novas formar de reutilização, circularidade e acrescentar valor aos resíduos. A adoção de medidas simples e eficazes como, por exemplo, a implementação de depósitos com tara recuperável para as garrafas de vidro, plástico e alumínio (que são os produtos mais encontrados) são importantes mas não se devem limitar a apenas garrafas; devem incluir embalagens “take away” e outros produtos.
A Ria Formosa é um local de extrema importância para os farenses, algarvios e restantes portugueses e tem grande importância económica, social e ambiental. Infelizmente não é apenas a Ria Formosa que sofre com os problemas causados pela poluição dos plásticos e produtos de uso único. Este é um “fenómeno” mundial que afeta todos e, como tal, requer o cuidado e responsabilidade de todos. Os principais responsáveis devem tomar atitudes para que a poluição dos plásticos e resíduos de uso único acabe. Existem atualmente soluções para que o problema seja mitigado e as empresas devem tomar atitudes para que os nossos mares, oceanos e rias não se tornem depósitos de lixo a céu aberto. Está igualmente na mão dos cidadãos exigir alternativas, escolher de forma sustentável e usar o seu poder de compra para impulsionar negócios e marcas com políticas mais responsáveis.
A Sciaena gostaria de agradecer a todos os que despenderam o início do seu sábado para nos ajudar nesta ação de limpeza.