Sciaena

Sciaena lança a campanha “Há mar e mar, há usar e recuperar” pela implementação de um sistema de depósito de embalagens em Portugal

Content Image

Lançámos hoje em Peniche a campanha “Há mar e mar, há usar e recuperar” juntamente com a petição pública “Pela Saúde dos nossos Oceanos, Exija Tara Recuperável!”, com o objetivo de implementar um sistema de depósito e retorno de embalagens em Portugal o mais rapidamente possível, pela saúde dos oceanos.
A campanha teve início nesta sexta-feira, às 11:00, na Praia do Baleal e contou com a presença de várias pessoas, entidades e ONG, como a Tara Recuperável, MARMEU, Mar à deriva, Sea Sheperd, TheTrashTraveler, o Politécnico de Leiria e do surfista e ativista ambiental Holandês Merjin Tinga – The Plastic Soup Surfer.

Renata Fleck da Sciaena reforçou a necessidade de Portugal implementar um sistema de depósito e disse que “Portugal tem de ter um sistema de depósito para todas as embalagens de bebida a funcionar em janeiro de 2022, para que não haja mais embalagens nos nossos oceanos”. 
Segundo Merjin Tinga, o sistema de depósito vai acontecer, a legislação europeia é clara, mas é não inteligente esperar pela UE, pois é sabido já que um sistema de depósito pode solucionar este problema num curto ou médio espaço de tempo. Portugal pode fazer a diferença ao aprovar um sistema de depósito amplo que inclua todos os tipos de embalagens de bebidas, como acaba de fazer a Holanda.
“É necessário ter tara recuperável para toda as embalagens para que daqui a 40 anos, paremos de encontrar embalagens enterradas nas nossas praias, à semelhança do que encontrámos em Peniche nas últimas semanas”, disse Manuel Nascimento da ONG Mar à deriva.
Já Daniel Gomes, da associação Tara Recuperável, um dos primeiros a lutar pela implementação de um sistema de depósito em Portugal acredita que “mais importante que limpar o mar é evitar que o lixo chegue até lá e a tara recuperável é a solução para isso”.
Antes do inicio do evento, foi realizada uma pequena recolha de resíduos, durante 30 minutos por 3 pessoas perto do forte de Peniche e foram recolhidas 93 garrafas de vidro. As principais marcas encontradas foram Argus, Sagres e Super Bock, tendo sido também encontradas 35 latas de bebidas, das marcas Coca-cola, 7up e Kingscan, 6 embalagens Tetra Pak, 5 embalagens de iogurte e 13 garrafas de plástico (a sua maioria garrafas de água).
Durante os próximos meses, a Sciaena vai organizar, com uma rede alargada de parceiros e apoiantes, uma série de eventos e ações para divulgar a campanha e para apelar a todos os portugueses para assinarem a petição  que já está online no site.

sciaena
Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Thumbnail

Previous Post
Just The 2 of Us

Thumbnail

Next Post
A Sciaena enviou o...