Sciaena participa na VII edição do Congresso Ibérico de Ictiologia
19 de Junho, 2018
Durante os dias 12 a 15 de Junho, decorreu na Universidade do Algarve, em Faro, o VII Congresso Ibérico de Ictiologia, organizado pela Sociedade Ibérica de Ictiologia (SIBIC), o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e a Universidade do Algarve. A Sociedade Ibérica de Ictiologia foi criada em 2010 e foca-se no estudo e conservação de peixes nativos da Península Ibérica, tanto em ecossistemas aquáticos continentais como marinhos. Este congresso serve como forma de divulgar os mais recentes desenvolvimentos no ramo da ictiologia a nível ibérico, e tem sido organizado a cada dois anos desde 2012.
Foram três dias recheados de apresentações e workshops sobre os mais diversos temas dentro da área de ictiologia, como por exemplo:
Biologia e Ecologia de Peixes Marinhos e Estuarinos;
Biologia e Ecologia de Peixes de Água Doce;
Habitats Marinhos e Estuarinos;
Áreas Marinhas Protegidas;
Fisiologia, Endocrinologia e Toxicologia;
Aquacultura Sustentável;
Espécies Exóticas e Invasoras;
Pescas Recreativas e Sustentáveis;
Desafios das Alterações Climáticas;
Na sessão “Pescas Recreativas e Sustentáveis” a Sciaena apresentou aos presentes os resultados do projecto VAL+, assim como os planos para o futuro deste projecto que se foca na sustentabilidade e promoção da pequena pesca.
O congresso contou ainda com a estreia mundial do documentário “Durienses: os Endemismos do Douro”, produzido pela Confederación Hidrográfica del Duero, que explora a diversidade impressionante de espécies que se podem encontrar apenas neste rio e a sua luta pela sobrevivência.
A Sciaena aproveita para, mais uma vez, congratular a Sociedade Ibérica de Ictiologia, o CCMAR e a Ualg pela excelente organização deste congresso.