Sciaena

Sobre

Content Image
Valores

Visão

Ambiente marinho saudável e uma população informada e envolvida na sua conservação.

Missão

Promover a melhoria do ambiente marinho ao encorajar a sustentabilidade no sector das pescas e noutras formas de exploração de recursos, e minimizar os impactos da poluição, através de conhecimento, educação, comunicação e intervenção política.

team-sciaena-1
Como começou

História
da Sciaena

A utilização não sustentável dos espaços costeiros e marinhos conduziu à alteração do equilíbrio ecológico dos ecossistemas. E ao longo das últimas décadas, a visão tradicional e centralizada da gestão dos recursos não permitiu sair deste ciclo de exploração não sustentada.

O conhecimento científico, fruto de anos de investigação, não é transportado até ao cidadão comum, que inevitavelmente recusa as regras que não compreende. A identificação destes problemas e entraves a uma gestão coerente e sustentável conduziu à formação da Sciaena. Assim, esta associação nasceu da necessidade de comunicação e partilha de conhecimentos e de experiências, incluindo vários campos de acção, desde a investigação à gestão, considerando a sua aplicabilidade nas zonas marinhas e costeiras.

Queremos fazer a diferença

Como?

A Sciaena acredita na interdisciplinaridade e na consciencialização, por forma a criar uma ponte entre o conhecimento científico e a sociedade, valorizando a opinião e a actividade de todos os intervenientes, e assim desenvolver medidas e estratégias de actuação para a melhoria do estado dos ecossistemas, de forma integrada. A Sciaena é uma porta aberta à comunicação, à informação, à formação, à educação e ao conhecimento.
Sendo a nossa área de intervenção o meio marinho, consideramos inevitável, para além de essencial, a integração das várias camadas com influência no nosso âmbito de intervenção, pois todos dele dependemos directa ou indirectamente:
  • Investigadores científicos (biólogos, sociólogos, economistas, engenheiros do ambiente, geólogos, entre outros);
  • Utilizadores de recursos naturais do ambiente costeiro (pescadores profissionais, recreativos, comerciantes e outros);
  • Administração local e regional, outras organizações de desenvolvimento local, operadores turísticos, instituições culturais, domínios privados e qualquer cidadão interessado.

Estatutos

Relatórios de Atividades