Sciaena

Vingadores do oceano entregam ultimato aos primeiros-ministros da UE: acabem com a sobrepesca!

Content Image

Em resposta a um apelo urgente dos cidadãos da UE, cinco Vingadores do Oceano – liderados por Poseidon, deus dos Mares, voaram para Bruxelas ontem de manhã para entregar um ultimato urgente aos governantes que estavam reunidos no Conselho da UE.
Os Vingadores do Oceano dirigiram-se ao edifício do Conselho da UE em Bruxelas, onde entregaram mais de 1000 mensagens de cidadãos da UE e uma petição com mais de 470 000 assinaturas exigindo o fim da sobrepesca, a Sarah Nelen, chefe de gabinete do vice-presidente executivo da Comissão Frans Timmermans, e a Riitta Rahkonen, representante da Presidência finlandesa do Conselho da UE, em nome dos cidadãos europeus e uma coligação de ONG ambientais – Our Fish, Seas on Risk, Fisheries Secretariat, ClientEarth e Sciaena.

“Primeiros-ministros, protejam o nosso oceano e o nosso clima: acabem com a sobrepesca!”, vociferou Poseidon. “Antes da reunião AGRIFISH de segunda-feira, peçam aos vossos ministros das pescas e digam-lhes o seguinte: acabar com a sobrepesca protegerá a biodiversidade marinha e aumentará a resiliência do oceano contra as alterações climáticas, para que a vida marinha e humana possam florescer. Digam aos vossos ministros das pescas que é seu dever cumprir esse compromisso em nome de todos os cidadãos da UE!”


“Acabar com a sobrepesca é o que os cidadãos da UE exigem!”, disse Citizen Fish – uma criança comum, alimentada pela energia de milhões de cidadãos da UE exigindo oceanos saudáveis – que chegou a Bruxelas de skate. “Há quase uma década, pessoas em toda a UE pediram o fim da sobrepesca e, eventualmente, vocês ouviram. Mas os governantes alteraram as regras de pesca e agora não se dão ao trabalho de as seguir. Que tipo de mensagem estão a enviar para nós, crianças? Queremos oceanos prósperos e um planeta habitável, não promessas vãs! ”

“A Política Comum das Pescas é uma lei da UE que deve ser cumprida. E exige limites de pesca sustentáveis até 2020”, disse Lady Justice, que traz justiça para toda a vida na Terra. “O prazo de 2020 para acabar com a sobrepesca não é um prazo aspiracional para ser ultrapassado e esquecido, violar a Lei tem sérias consequências. Os primeiros-ministros devem responsabilizar os seus ministros das pescas ou correr o risco de se tornarem foras-da-Lei!”

“Lady Justice está certa! As leis da UE dizem que os limites de pesca devem ser mantidos dentro do que os cientistas aconselham – qualquer outra coisa é apenas sobrepesca”, disse Captain Science, o nerd mais inteligente do planeta. “Felizmente, seguir a ciência é simples – mas os ministros das pescas parecem ser incapazes de o fazer. Primeiros-Ministros, expliquem aos vossos colegas que a única maneira de sair desta confusão é respeitar os pareceres científicos e acabar com a sobrepesca!”

“Os governos da UE prometeram combater as alterações climáticas e trabalhar para mitigar os impactos da crise climática”, disse o gigante ClimateX, a personificação da interação entre clima, atmosfera e oceano, à medida que raios enfurecidos estouram a partir dos seus punhos cerrados. “Então, por que razão os ministros das pescas podem mudar tudo, pescar demais e destruir o oceano e o clima? Estou extremamente infeliz com isto. Na verdade, estou a ficar muito irritado.”

Os ministros das pescas da UE estão a ser intimados a acabar com a sobrepesca para cumprir as obrigações internacionais e da UE quando estabelecerem os limites anuais de pesca para 2020 durante a reunião do Conselho AGRIFISH a 16 e 17 de dezembro. Nos termos da reforma da Política Comum das Pescas, os ministros das pescas da UE comprometeram-se a acabar com a sobrepesca até 2015 ou, o mais tardar, em 2020. Esse prazo já chegou. Cinco organizações não-governamentais (Our Fish, Seas on Risk, ClientEarth, Fish Sec e Sciaena) entregaram um plano com seis pontos intitulado “Por que razão os primeiros-ministros da UE devem agir para acabar com a sobrepesca esta semana”.
Um estudo recente, em co-autoria com o Dr. Rashid Sumaila, professor e diretor da Unidade de Investigação em Economia das Pescas do Instituto de Oceanos e Pescas da Universidade da Colúmbia Britânica, demonstra que o fim da sobrepesca destrutiva é essencial para fortalecer a resiliência dos oceanos e pode mitigar os impactos das alterações climáticas.

Na sexta-feira, 6 de dezembro, um grupo de especialistas em oceanos, incluindo o Enviado Especial da ONU para o Oceano, Peter Thomson e o Dr. Sumaila, pediram ação imediata dos governos de todo o mundo para acabar com a sobrepesca, a fim de mitigar os impactos das alterações climáticas nos oceanos de todo o mundo.
A 19 de novembro, o Conselho da UE adotou “Conclusões sobre Oceanos e Mares”, destacando que as alterações climáticas são uma ameaça direta à vida no oceano e que “os Estados-membros enfatizaram unanimemente a necessidade de ação imediata contra o aumento de ameaças nos nossos oceanos, mares e áreas costeiras.”

sciaena
Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Thumbnail

Previous Post
Artigo | Elas...

Thumbnail

Next Post
A Sciaena opõe-se...