Entre os meses de Junho e Julho, duas tardes por semana, a Sciaena, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, dinamizou várias actividades que tiveram como foco principal: o ecossistema da Ria Formosa.
Ao longo das sessões foram abordados vários temas relacionados com a Ria, desde a sua biodiversidade até aos problemas que enfrenta. Sempre numa base descontraída e prática, foram realizadas várias atividades com o mesmo grupo de cerca de 15 miúdos, com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos.
O programa de atividades incluiu variadíssimos desafios, dos quais se destacam: a visita ao Centro de Ciência Viva do Algarve, o passeio de barco para observação de cetáceos, visita em kayak à Estação Ramalhete, sessão com mariscadoras da Culatra, saída de campo para observação da biodiversidade da Ria Formosa, sessão de introdução à ilustração científica.
O feedback de todos foi bastante positivo. Ao longo das sessões, para além da diversão habitual de atividades de verão, os participantes foram revelando ter assimilado novas curiosidades sobre a Ria Formosa, levando consigo informações preciosas para divulgar e ajudar a proteger este importante ecossistema. Posto isto, a Sciaena encerra esta primeira edição com o sentido de “missão cumprida”, por saber que mais cidadãos foram informados acerca da importância de uma Ria Formosa saudável e da dependência que as comunidades costeiras têm da mesma..
Agradecemos, mais uma vez, às entidades e convidados que colaboraram connosco nesta aventura (Câmara Municipal de Faro, Centro Naútico da Praia de Faro, Programa Bandeira Azul, Centro Ciência Viva do Algarve, CCMAR, Ocean Vibes, João Tiago Tavares, Madalena, Cecília), assim como aos novos “guardiões da Ria”, por todo o interesse e participação ao longo destes dias.