O Oceano está em perigo e apesar de isso ser evidente continua a haver muita gente em negação. Para aqueles que têm consciência do frágil equilíbrio dos ecossistemas marinhos, dos organismos que neles habitam e de tudo o que a humanidade tem feito para os arruinar, a pergunta surge sempre – O que é que eu posso fazer? A nossa resposta é clara – MUITO! O Oceano é de todos nós, e todos nós temos o direito e o dever de o proteger! Esta missão devia ser ainda mais viva em Portugal, um país que é mais mar do que terra e que em todo o mundo é sinónimo de Mar.
O conceito Mar Motto, pretende usar a Arte como meio para transmitir esta mensagem de forma simples, incisiva, criativa e de forma a gerar acção, porque acreditamos no poder da arte como ferramenta de divulgação científica e, sobretudo, de sensibilização ambiental. Esta ideia não é nova, mas com o Mar Motto a Sciaena lança directamente o desafio aos artistas portugueses para deixarem a criatividade fluir e porem as mãos à obra para nos ajudar a todos a pensar, respirar e proteger o Mar.
O cinema é provavelmente uma das formas de comunicação mais simples e abrangente que existe. Depois de uma edição de 2013 bem-sucedida em Faro do festival “Beneath the Waves Film Festival”, em 2015 a Sciaena começa a desenvolver um formato próprio de festival de modo a torná-lo menos limitado, mais adaptado às realidades nacionais e uma das muitas iniciativas regulares da associação. Desta forma, com base na experiência adquirida anteriormente, a Sciaena pretende mostrar em Portugal uma seleção de documentários dedicados ao oceano, com o objetivo de encorajar, inspirar, consciencializar e promover o seu livre acesso não só a especialistas mas também ao público em geral.
O festival pretende facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho, promovendo uma discussão aberta, criando uma oportunidade para investigadores, estudantes, cineastas e outros interessados em filmes e meios de comunicação desfrutarem e discutirem em conjunto os assuntos do mar, darem asas à sua imaginação. O Oceano têm uma voz e é a de todos nós!
O ABC de Espécies é uma iniciativa em que se dão a conhecer algumas espécies marinhas que habitam a costa portuguesa. Começando no anequim e acabando no zífio, o abecedário permite viajar por toda a costa e por várias zonas do oceano. Todas as fotografias são de fotógrafos/as portugueses/as e isso permite também divulgar o trabalho destes profissionais. Através da partilha de alguns factos sobre a biologia da espécie e características mais inusitadas, aproximam-se estas espécies – algumas ameaçadas e/ou protegidas – do cidadão comum que fica assim a saber onde as pode encontrar e o que pode fazer para contribuir para a sua preservação.
escolha múltipla
O Escolha Múltipla é um projeto sobre consumo responsável de pescado e foi pensado particularmente para as redes sociais. O consumo responsável ou sustentável é um tema que preocupa cada vez mais os cidadãos que, por vezes, se sente assoberbado com a variedade de informação disponível sobre aquilo que qualifica um hábito de consumo como sustentável ou insustentável. Para dar resposta a estas questões, identificaram-se alguns aspectos que podem fazer parte do conceito de consumo responsável, como reduzir, diversificar, artes de pesca, origem, aquacultura, certificação e embalamento. Dentro de cada tema, sistematizaram-se alguns pontos de fácil aplicação no momento da compra no mercado ou no supermercado para assim descomplexificar o assunto e facilitar escolhas mais responsáveis e informadas.