Sciaena

Just The 2 of Us

Content Image

Este verão, quando fores à praia, apanha dois pedaços de lixo e espalha o amor. Nós os dois podemos fazer a diferença, dois pedaços de cada vez.

Mas limpar as nossas praias não chega. Temos de combater a poluição na sua fonte.

A poluição por plástico é um problema iminente, tanto em terra como no Oceano. Para o resolver precisamos de agir já. A Sciaena tem trabalhado, juntamente com diversos outros parceiros, no combate aos plásticos de uso único. Mas existe também muito que cada um de nós pode fazer na luta contra o lixo marinho. Cada gesto conta!

O que podes fazer para combater a poluição:

As nossas soluções seguem a “hierarquia dos resíduos”, privilegiando a prevenção e depois a reciclagem:

1º Recusar  – as nossas escolhas no dia-a-dia desempenham um papel importantíssimo na luta contra a poluição. Na mercearia ou supermercado, opta por embalagens sustentáveis e recusa os sacos de plástico. Ir preparado é o primeiro passo para evitar a compra desnecessária de items de uso único, por isso, certifica-te que levas contigo sacos e recipientes reutilizáveis.

2º Reduzir – O plástico é um conforto, não uma necessidade. Reduzires o teu consumo de materiais em plástico é uma medida eficiente para combater o desperdício. Mais uma vez, a escolha é tua se compras algo embalado em plástico ou não, e essa decisão poderá fazer toda a diferença. A partir de julho de 2021, foi proibida a colocação no mercado de plásticos de uso único. No entanto, se te deparares ainda com estes materiais, não compres. Relembra-te que copos, sacos, palhinhas e talheres de plástico muitas vezes não são necessários.

Aqui ficam algumas alternativas sustentáveis:

  • Troca os copos de plástico por garrafas reutilizáveis ou o tradicional copo de vidro
  • Troca os sacos de plástico por sacos reutilizáveis – não só podes utilizar várias vezes estes sacos como muitas vezes estão disponíveis em diversos designs
  • Troca os talheres de uso único por talheres de materiais reutilizáveis como o bambu ou até o aço inoxidável

E porque não largar as palhinhas e os cotonetes de todo? Se esta não for uma opção, existem atualmente alternativas de papel, inox, vidro e até de massa. Para além disso, desde 2019 existem já cotonetes reutilizáveis à venda.

Encontra inspiração aqui, aqui, aqui e no Movimento83.

3º Repensar – Já paraste para pensar sobre a tua relação com os plásticos? E com os items de uso único em geral? A forma como vês o teu próprio desperdício pode ser crucial para entenderes e mudares os teus padrões de consumo. Se ainda vês estes objetos como lixo, está na altura de mudar o teu mindset. Se olhares com atenção para alguns destes materiais que hoje consideras lixo, encontrarás novos usos que antes não vias.

4º Reutilizar – o plástico é um material extremamente maleável e versátil. Algo tão simples como um guarda-chuva de plástico pode ser transformado num novo casaco. Poderás saber mais sobre isto aqui. Para além disso, o plástico pode ser utilizado para criar arte que irá permitir a sensibilização de muitas outras pessoas para a problemática da poluição. Descobre mais aqui.

Mas não termina aí. O plástico tem um potencial incrível de reutilização.  Descobre mais sobre a campanha Há Mar e Mar aqui.

5º Reagir – a nossa voz é por vezes a nossa maior arma. Poderás aprender mais e fazer download do toolkit de brand audit da Break Free From Plastic aqui, para responsabilizares as empresas pelo desperdício plástico que estas produzem.

Podes também assinar a petição para exigires a implementação de um sistema de depósito com retorno em Portugal!

 

6º Reciclar – coloca os teus resíduos no local apropriado. Em geral, as embalagens trazem simbologia própria que te dirá tudo aquilo que precisas de saber sobre em que ecoponto deves colocar esse material. Presta atenção a essa simbologia, não compres materiais que não sejam recicláveis.

Com estes simples passos, também tu poderás fazer a diferença!

sciaena
Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Thumbnail

Previous Post
Boas práticas de...

Thumbnail

Next Post
Sciaena lança a...