A Sciaena convida artistas que trabalham em Portugal a criar uma nova obra no âmbito do “SOIL”.
“SOIL” é uma colaboração entre cinco parceiros: Riga, Wroclaw, Ancona, Faro e Budapeste, no âmbito do The Big Green, um projeto de quatro anos apoiado pela Creative Europe que une artistas e coletivos interessados pela conservação do ambiente, cientistas e ONG. Juntos, experimentamos formas de usar a arte para promover a sustentabilidade e de inovar as artes de maneira ecologicamente sensível. Em consonância com este propósito, as obras não serão expostas numa tour internacional. O trabalho realizado em Portugal será exibido no Mar Motto, o festival de arte dedicado à conservação do oceano organizado pela Sciaena, em junho de 2025, em Faro. Adicionalmente, todas as obras serão exibidas juntas em formato digital ou remoto no Festival de Teatro Contemporâneo Homo Novus (Letónia) em setembro de 2025.
O solo é um dos órgãos mais sensíveis e amplos deste planeta. Ecossistemas perturbados, assim como equilíbrios perturbados, são refletidos na sua qualidade deteriorada. Solos poluídos e degradados, desflorestação, conflitos sobre recursos, monoculturas agrícolas: muitos dos processos da crise climática que estão a ocorrer estão relacionados com o solo. Ao mesmo tempo, o solo armazena mais de três vezes a quantidade de carbono presente na atmosfera. As áreas húmidas podem ser sumidouros de carbono mais eficazes do que as florestas, e um solo próspero aumenta a biodiversidade, a qualidade da água e a resiliência contra a crise climática.
Esta open call encoraja coletivos e artistas a reimaginar e remodelar a relação entre o solo, os seres humanos e os equilíbrios rapidamente mutáveis do planeta. Será uma relação caracterizada por ameaças existenciais, ou podemos imaginar trocas positivas entre a nossa espécie e o solo?
As cinco obras que eventualmente irão compor o “SOIL” são únicas, mas relacionadas pelo tema do solo e pela sua abordagem partilhada de foco específico no local. Além disso, existirão momentos de intercâmbio com outros artistas e com a rede europeia na qual o artista/colectivo irá trabalhar. Cinco artistas ou coletivos (um em cada país participante) serão selecionados para criar localmente as suas obras em simultâneo. “SOIL” está aberto a qualquer disciplina artística, mas os parceiros podem fazer seleções tendo em consideração a sua especialização respectiva.
Se selecionados, os coletivos e/ou artistas participantes no “SOIL” comprometem-se com um processo colaborativo que acontecerá entre setembro de 2024 e agosto de 2025. Neste período, será pedido para criar uma obra com um foco ambiental através de um processo ecologicamente sensível. O processo colaborativo far-se-á com a Sciaena, o parceiro local, mas haverá momentos online e offline com todos os cinco artistas e parceiros ao longo deste período.
Este projeto inclui um montante para o artista/colectivo e um orçamento de produção. Esta call encerra a 20 de maio. As inscrições enviadas após essa data não serão consideradas.
Para se candidatar, clique neste link.
Location: Incubadora de Empresas da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, Pavilhão B1, 8005-226 Faro
Phone: +351 936 257 281
Email: sciaena@sciaena.org