A Sciaena co-organiza o 6º Encontro Nacional pela Justiça Climática
10 de Março, 2021
A Sciaena é uma das co-organizadoras do 6º Encontro Nacional de Justiça Climática. Juntamente com outras 17 organizações, e como em anos anteriores, procuraremos expor, desenvolver e debater um dos assuntos mais urgentes do nosso tempo: a crise climática.
Nos dias 12 e 13 de Março, vamos juntar-nos e queremos partilhar experiências, estabelecer pontes e construir estratégias em comum, que nos permitam lutar contra o colapso ambiental que se torna mais inevitável a cada dia que passa. Iremos à raiz dos problemas, procurando o que é comum entre as várias lutas e como estas podem articular-se para o bem comum.
Dentro do Encontro, a Sciaena irá ser a anfitriã da sessão online “Lei de Bases do Clima”, no dia 13 de março (sábado) entre as 11:00 e as 12:30 (horário de Portugal continental). Para completar a inscrição, é necessário aceder a este link e assinalar a opção correspondente. Contaremos com uma intervenção inicial por um painel de especialistas, ao que se seguirá uma discussão com a audiência.
Este momento afigura-se como pertinente na altura em que existem 8 propostas de Lei de Bases do Clima em discussão na Assembleia da República. Por isso mesmo, importa perceber o que abordam estes projetos e que ambições deverão constar numa lei de bases do clima nacional, mais de um ano depois da declaração de emergência climática no parlamento.Esta lei, que definirá as linhas centrais de políticas climáticas em Portugal, chega tarde, mas esta fase é fundamental para perceber como e em que momentos podem os cidadãos participar no processo. Conhecemos já os pontos críticos de não retorno, sabemos o que é necessário fazer, como o fazer, conhecemos as metas que devem ser inscritas na legislação, resta saber como se comportarão os nossos governantes e que portas abrirão para um efetivo combate e mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Urge integrar a evidência científica na tomada de decisão e desenvolver planos setoriais que promovam uma transição ecológica célere, inclusiva e justa. Como impedir a degradação dos recursos naturais e torná-los aliados na luta contra a crise climática? A Lei de Bases do Clima irá determinar as linhas orientadoras da ação nas próximas décadas e o momento para a conhecer e melhorar é agora.