A Sciaena participou na primeira reunião presencial do CCRUP
1 de Outubro, 2021
A Sciaena esteve na primeira reunião presencial do Conselho Consultivo das Regiões Ultraperiféricas, um organismo que reúne pescadores, ONGA e outras entidades, com o objetivo de assegurar ecossistemas marinhos saudáveis e pescarias sustentáveis. Entre vários representantes dos governos de Espanha, Portugal e França, esteve também presente uma delegação da Comissão Europeia, incluindo a Diretora Geral para os Assuntos Marítimos e da Pesca, Charlina Vitcheva.
Nesta reunião, que decorreu na Praia da Vitória, onde é a sede do Conselho Consultivo, discutiram-se assuntos especialmente relevantes para as regiões ultraperiféricas, como a distribuição de quotas e a utilização do FEAMPA. A Sciaena participou nos grupos de trabalho e na assembleia geral, onde continuará a exercer influência para que as pescas nas regiões ultraperiféricas, em especial nos Açores, sejam um exemplo de sustentabilidade e prosperidade.
Naquele que foi um dos momentos mais interessantes dos 3 dias de reunião, a International Pole and Line Foundation (IPNLF), uma ONG dedicada a desenvolver, apoiar e promover o salto e vara de uma forma social e ambientalmente responsável por todo o mundo, exibiu 3 vídeos de uma mini-série sobre a arte do salto e vara, que inclui imagens e histórias dos Açores. O primeiro episódio pode ser encontrado aqui.
A Sciaena deixa ainda uma nota de pesar pelo falecimento de Georges-Michel Karam, presidente do Comité Regional das Pescas e defensor dos interesses dos pescadores da Guiana Francesa.