Sciaena

Festival Scianema Faro 2019 – 7 a 9 de março

Content Image

Nos próximos dias 7 a 9 de março irá decorrer em Faro a quarta edição do Scianema – um festival de cinema dedicado à conservação dos oceanos com uma seleção de documentários nacionais e internacionais.

O cinema é provavelmente uma das formas de comunicação mais simples e abrangentes que existem. Após a primeira edição do Scianema em 2016 em Faro, o festival é já uma das muitas iniciativas regulares e de franco crescimento da associação de conservação marinha Sciaena. O objetivo é trazer ao público português uma seleção de documentários dedicados aos oceanos de modo a encorajar, inspirar, consciencializar e promover o seu livre acesso não só a especialistas, mas também ao público em geral, dando prioridade a assuntos relevantes e urgentes para Portugal.

Tal como nos anos anteriores, esta edição terá lugar em Faro e conta com a parceria da Universidade do Algarve (UAlg), a Câmara Municipal de Faro, o Centro de Ciências do Mar (CCMAR), o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), o Cineclube de Faro (CCF), e a Associação de Músicos de Faro, entre outros*.

O Festival terá como corpo principal 5 sessões que irão decorrer em diferentes espaços, de quinta-feira dia 7 de março a sábado dia 9 de março. Cada sessão será dedicada a uma temática diferente, e consistirá na exibição de uma seleção de documentários, seguida de um painel de discussão com peritos e interessados em cada um dos temas.

 

Nesta quarta edição, destaca-se a exibição de “Freightened – The Real Price of Shipping” de Denis Delestrac no dia 8, sobre o impacto do transporte marítimo nos oceanos e “Racing Extinction” de Louie Psihoyos no dia 9, que aborda o tema da extinção de espécies e perda de biodiversidade no nosso planeta. No dia 7, irá ser exibido o filme português, escolha do CCF, “Mar de Sines – A Resiliência das Gentes do Mar” de Diogo Vilhena que irá contar com a presença do realizador para conversa após o filme. As três sessões terão lugar no espaço da Associação de Músicos de Faro, com início às 21:30 e contam com a colaboração do CCF.

O programa inclui ainda duas sessões dirigidas aos estudantes da UAlg. Na quinta-feira dia 7 irá ser exibido o documentário espanhol “Desierto Liquido” sobre o tema da sustentabilidade das pescas, seguidas de uma apresentação sobre a Política Comum das Pescas por Gonçalo Carvalho – Coordenador Executivo da Sciaena e perito em políticas das pescas. Na sexta-feira dia 8, a sessão irá ser sobre turismo sustentável e áreas marinhas protegidas com a exibição do filme “The Last Resort – Misool Eco-Resort Raja Ampat”. Ambas as sessões terão lugar no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, às 16:30, e contam com o apoio do CCMAR e CIMA.

Dada a importância da sensibilização ambiental, não só para os adultos, mas também para os mais jovens, esta edição irá ainda incluir uma atividade em duas escolas secundárias algarvias nas manhãs de dia 7 e 8, que consistirá na exibição do filme “Mar de Vida – Sea Of Life” de Julia Barnes sobre diversas questões que afetam os ecossistemas marinhos e como deverá ser o futuro do movimento ambientalista , seguida de uma discussão aberta com os alunos.

 

Todas as sessões têm entrada livre!

Consultem todas as informações sobre este evento aquiaqui e aqui.

sciaena
Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Thumbnail

Previous Post
CONVOCATÓRIA -...

Thumbnail

Next Post
ONGs lançam...