Sciaena

Lançamento do relatório “Policy Options to Eliminate Additional Marine Plastic Litter”

Content Image

O relatório “Policy Options to Eliminate Additional Marine Plastic Litter” foi lançado no dia 13 de julho e fornece não só uma visão detalhada sobre a introdução de plásticos no nosso oceano para o futuro, de acordo com diversos cenários, mas também sugestões para reduzir a produção deste lixo. Esta ferramenta foi elaborada pelo International Resource Panel (IRP) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, UNEP em inglês) e conta com contributos da equipa da Sciaena.

Este documento foi produzido com o objetivo de providenciar sugestões que permitam reduzir a introdução de plásticos no oceano sob a Osaka Blue Ocean Vision, uma iniciativa do G20 para tomar ações concretas de redução progressiva de introdução de plásticos no mar, e a sua eliminação total até 2050.

A descarga anual de plástico nos oceanos está estimada em 11 milhões de toneladas, e previsões apontam para que este valor quase triplique até 2040 se não mudarmos os nossos hábitos enquanto sociedade. De acordo com os compromissos já realizados pelos governos mundiais e pelo setor industrial, a redução na introdução de plásticos no oceano será de apenas 7%, longe do necessário considerando a urgência em preservar a biodiversidade e habitats afetados pelo lixo marinho. Isto deve-se ao conteúdo das políticas e compromissos existentes, que se focam em taxar o uso de itens de plástico individualmente em detrimento de uma mudança sistémica da economia atual baseada no uso de plástico.

Este relatório demonstra que o panorama atual não irá criar a mudança necessária para eliminar a entrada de plásticos nos oceanos. Contudo, uma combinação de ações que utilizam tecnologia atual e abordagens inovadoras poderá reduzir a entrada de plásticos nos oceanos em 82% até 2040, quando comparada com as iniciativas previstas.

A Sciaena está a desenvolver esforços com entidades parceiras para impulsionar a implementação de um sistema de depósito de embalagens com tara recuperável em Portugal que abranja o máximo de tipos de embalagens possíveis. Esta iniciativa, intitulada “Há mar e mar, há usar e recuperar” reduzirá a necessidade de novas matérias-primas e aumentará as taxas de reciclagem, o que terá efeitos práticos na redução da entrada de lixo no mar. 

O relatório está disponível no site do IRP e podes ler a factsheet aqui.

sciaena
Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Thumbnail

Previous Post
Poluição dos...

Thumbnail

Next Post
Sciaena submete...